domingo, 25 de outubro de 2009

"A Cidadania na Aprendizagem ao Longo da Vida" com Eugénio Sequeira

Vai ter lugar no próximo dia 4 de Novembro de 2010 pelas 20 horas, no Auditório da Escola E.B. 2,3 Mestre Domingos Saraiva uma palestra intitulada "A Cidadania na Aprendizagem ao Longo da Vida".


A palavra “cidadania” faz-se ouvir e pronunciar como nunca ao conhecermos Eugénio Sequeira.

Para alguns a palavra aponta para uma ideia abstracta de direitos e de deveres; para outros, adquire maior dinamismo, sendo algo que nos confere a qualidade de membro pleno e igual numa sociedade democrática, com o direito de participar no processo político; para outros ainda, a cidadania é a consciência informada e um sentido de responsabilidade actuante, que compromete um indivíduo com o bem-estar comum e marca a diferença na respectiva comunidade de pertença. Eugénio Sequeira configura, pois, esse conceito de cidadania activa, informada e responsável, tendo desempenhado um papel activo na comunidade local nacional e internacional, em diferentes frentes.

Na sua experiência de vida registam-se, desde cedo, dinâmicas de intervenção política. Perseguido pela Ditadura e com sete anos de experiência amarga na guerra colonial, viria a ser autarca, depois de conquistada a Democracia, tendo sido eleito Presidente da Assembleia Municipal de Cascais e vereador. A sua actuação pautou-se sempre e acima de tudo pela sua coerência ética e pelo respeito aos valores que o norteiam, mesmo que tal viesse a implicar cisões com as elites partidárias.

Além do seu percurso como Investigador Coordenador, Professor convidado, Conselheiro do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, colaborou e colabora com variadas ONGs, foi e é membro de diversas sociedades ligadas à protecção do ambiente como a Quercus, ao GEOTA e a Liga para a Protecção da Natureza, de que foi Presidente. Participou na preparação da reunião do Rio de Janeiro (Agenda 21) e posteriormente na elaboração da Convenção de Combate à Desertificação, tendo sido um dos responsáveis pelo Anexo IV daquela Convenção.

Conhecê-lo é um privilégio. Ouvi-lo uma aprendizagem gratificante e animada.

Este evento é promovido pelo Centro Novas Oportunidades do Agrupamento de Escolas do Algueirão.